quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Filmes complexos

Hoje falaremos de um assunto interessante, principalmente para quem gosta de cinema. Falaremos sobre alguns filmes que, tamanha sua complexidade, desafiam a inteligência humana, fazendo com que alguns espectadores tomem ódio no final do filme, devido a frustração de não ter entendido nada, e também fazem outros se sentirem atraídos, instigados e interessados na obra, tornando-se capaz de assistir um mesmo título por diversas vezes, até entender o menor do detalhes.
Recentemente conheci um filme já um pouco antigo, produzido em 2001, chamado Donnie Darko - Garanto ser um dos filmes mais complexos já feitos. Donnie Darko tenta passar uma idéia inovadora e de difícil interpretação sobre um tema que, por si, já é bastante complexo : Viagem no tempo. Durante suas quase 2 horas, somos apresentados a teoria da existência de universos paralelos - Teoria esta que foi realmente escrita em outubro/1944 por Roberta Ann Sparrow, que inclusive é representada no filme.
Em alguns momentos, Donnie Darko parece bizarro e fora do comum, mas no final tudo acaba se encaixando de forma supreendente. Por ser 'cult' (literalmente: filme de culto) ele não foi apresentado no Brasil através do cinema, chegando diretamente nas locadoras, sem muito apelo, então acaba sendo não tão conhecido, mas se você "se amarra" em histórias deste tipo, eu recomendo! Mas saiba que certamente você vai assistir mais de uma vez e ainda ficará com dúvidas e procurará informações e interpretações sobre o filme na internet - Foi o que eu fiz e Donnie Darko entrou para minha lista de filmes favoritos.


Mas, continuando nossa lista, podemos citar diversos outros de difícil compreensão total, como é o caso da trilogia Matrix, que também faz parte da minha lista de filmes preferidos, em que eu até hoje tenho dúvidas se realmente entendi o que é, de fato, a "Matrix" e também algumas sobre o começo do primeiro filme, quando Neo ainda era um hacker e desenvolvedor de uma grande empresa de software.



De novo, posso apontar "A origem" como um bom filme para se "fritar" os neurônios, apesar de eu julgar este mais fácil de se entender do que Matrix e Donnie Darko, não podemos considerar como uma história entendível para qualquer um, já que o filme trata de um ladrão de informações, que também pode inserir falsas memórias nas pessoas, penetrando em seus pensamentos enquanto elas estão sonhando - Inconscientes. A trama começa a ficar mais complicada de se acompanhar a medida em que os personagens começam a dormir dentro do próprio sonho, afim de alcançar níveis de inconsciência maiores e ainda terem que enfrentar os próprios medos.



Sou um adorador do cinema, é um dos meus passatempos prediletos assistir filmes e, sem sombra de dúvidas, esse tipo de filme é o que mais me atrai - Apenas citando, sem falar muito sobre eles, ainda posso colocar nessa lista :

- Efeito borboleta que também trata sobre viagem no tempo apesar de ser de uma forma mais simples do que em Donnie Darko;
- Sexto Sentido, que não é tão complicado, porém, se o espectador não tiver atenção, ficará "a ver navios" no final do filme;
- Clube da luta, parece um filme comum durante a maior parte, porém se você não for capaz de "ligar os pontos", a partir de um determinado momento, quase no fim, tudo ficará confuso e assim terminará;
- A chave mestra, que é um dos melhores filmes que já vi(dentro os ditos nesta lista é o mais simples), mas no final tem uma reviravolta genial que não é dita explicitamente, mas também não é tão difícil de se sacar

Além dos mostrados aqui, é obvio que existem outros, talvez até mais difíceis que esses, mas não lembrei neste momento ou até mesmo não assisti - Inclusive, adoraria sugestões!
Mas esta é minha pequena lista, sendo que todos os filmes são ótimos e sempre que tiver oportunidade assistirei novamente, mesmo que seja a centésima vez!


4 comentários:

  1. Donnie Darko realmente é muito bom! Já assisti! Minority Report também poderia entrar aí !

    ResponderExcluir
  2. Tenta assistir:
    - Vanilla Sky, Memento e Os suspeitos.

    ResponderExcluir
  3. Amnésia sem dúvida se encaixa muito bem nesse tipo de filme, tanto que existe uma versão cronológica para quem não pegou o fio da meada.
    Donnie Darko também é incrível, até hoje fico imaginando variações que façam sentido na história, uma outra opção interessante é Primer, um filme de baixo orçamento que te faz pensar demais no que realmente aconteceu.
    E Clube da Luta é pra mim, o ápice, o filme que me atrai em praticamente todas as cenas, falas e reações dos personagens, é perfeito.

    ResponderExcluir
  4. "Em transe" é realmente o filme q vc procura quando se fala em filmes complexos. Eu passei a gostarde filmes complexos a partir deste. Assisti "clube da luta" ontem e amei. "A viajem" é confuso e admirável ao mesmo tempo, vale a pena se souber entender e ter paciência.

    ResponderExcluir