quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Como se faz para limpar derramamento de petróleo?

No mundo atual o petróleo é uma substância 'pra lá' de importante. A partir dele, conseguimos extrair mais de 2 mil produtos diferentes, entre combustíveis, plásticos, roupas, tintas, móveis... Um infinidade. É fato que o petróleo veio para nos trazer diversos benefícios, mas temos alguns efeitos colaterais toda vez que optamos por utilizá-lo - É o caso da poluição atmosférica, com a queima do petróleo, e da poluição dos oceanos, quando ocorre vazamento de petróleo em alguma plataforma ou algum navio transportador.

Hoje vamos falar do derramamento de petróleo - Que causa muitos prejuízos quando acontece. É realmente uma catástrofe, que prejudica animais, como peixes, que vivem no local, inutiliza a água e contamina o solo que esteja próximo a região, pois normalmente os prejuízos chegam até a costa.


Como se limpa o petróleo do oceano?

Simplificadamente, dependendo do tamanho do derramamento, temos a opção de sugá-lo com uma bomba, queimá-lo, jogar detergente biológico ou então, utilizar glicerina em pó, em uma técnica inventada recentemente por brasileiros, que se mostra ser a mais eficaz.

Antes de limpar, é muito importante cercar a área, para que as manchas não se espalhem. 
Os meios de se limpar petróleo citados anteriormente conseguem tirar boa parte da sujeira feita no local, mas alguns não são tão eficazes e, mesmo após vários dias, podem ainda deixar muitos resíduos, sendo o suficiente para que a área continue sendo considerada contaminada.

A bomba de sucção limpa o petróleo apenas superficialmente, é uma forma mais barata, usada em derramamentos de menores dimensões, a opção de queimar também, segue a mesma explicação.

Os detergentes biológicos são bactérias que se alimentam de carbono, sendo então cultivadas para literalmente comer o petróleo no mar - É muito mais eficaz do que as opções anteriores, apesar de ainda demorar muito tempo para que a limpeza possa ser feita.

Por fim, temos a técnica mais avançada, desenvolvida no Brasil, que é utilizando glicerina em pó. O processo acontece na seguinte sequência:

- O primeiro passo consiste em transformar a glicerina do biodisel em pó;
- Joga-se este pó sobre a mancha de óleo no mar;
- Pó de glicerina e petróleo se misturam e se transformam numa massa plástica;
- Para retirar essa massa plástica do mar, acrescenta-se a ela nanopartículas de ferro;
- Esteiras magnetizadas(como imãs) atraem a massa plástica impregnada com nanopartículas de ferro para dentro do compartimento de navios.


Pesquisas comprovaram que uma tonelada de glicerina em pó pode remover 23 toneladas de petróleo - É, sem dúvida, a melhor opção. E mais cara. Mas nestes casos, para a empresa que assumiu o risco de poluir o ambiente e prejudicar diversas pessoas e seres vivos em troca dos seus lucros, preço não deve ser levado em consideração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário