terça-feira, 2 de agosto de 2011

A lista de Winton

Assisti esse vídeo através do blog do sotter e achei muito interessante. Ele fala sobre o Senhor Nicholas Winton, um britânico que ficou décadas anônimo mesmo tendo salvo 669 crianças! - Isso porque não era seu objetivo conseguir fama ou reconhecimento, estava feliz simplesmente com o fato de ter salvo essas vidas. Prefiro que você assista o vídeo primeiro, depois falarei sobre o assunto.



Sensacional a história deste homem, que só descobrimos seu feito porque sua esposa encontrou no meio de antigas coisas um album de fotos empoeirado.
A história e o vídeo em questão, me chamaram atenção à uma parte em especial, o momento em que é citada a única frustração do senhor Winton :
"Winton só lamenta que o último trem, que traria 250 crianças, não tenha conseguido sair da Tchecoslováquia, o início da guerra tornou a viagem impossível... Nenhuma das crianças que não conseguiram embarcar sobreviveram"

Pessoas mais jovens, e não precisam ser crianças não, jovens de 25 anos ou até mais, associam lógicamente o Nazismo e o nome de Hitler a coisas terríveis, mas muitas vezes estas não tem a noção exata do que foi esse período da história, não compreendem o que Adolf Hitler pregou e o tamanho da crueldade que este cometeu. A citação acima sobre o vídeo mostra exatamente o que era o nazismo. Foram mortas, sem qualquer tipo de compaixão, 250 inocentes crianças, que a única coisa que fizeram de "errado" foi nascerem Judias ou com pele um pouco mais escura... Segundo o Instituto Simon Wiesenthal, mais de 6 milhões de Judeus foram mortos, entre estes milhões, teremos mulheres, homens, deficientes físicos, idosos, crianças, grávidas, todos mortos sem distinção - A regra era exterminar.
Se eu vivesse naquela época, em algum desses países, certamente estaria morto e você que está lendo também(grandes chances) - O nazistas perseguiam, além de judeus, os eslavos, negros(ou com pele um pouco mais escura, pois não toleravam a mistura de raças), ciganos, testemunhas de jeová, doentes mentais e homossexuais. O nazismo fez dos anos entre 1933 a 1945 os mais sombrios que esse mundo já passou.
Tudo isso que disse sobre o nazismo foi para que possamos compreender o que esse senhor Nicholas Winton foi capaz de fazer. Ele libertou do serviço escravo, da humilhação, da tortura e da morte, centenas de crianças que hoje são engenheiros, professores, biólogos, cineastas, entre outras profissões... Aliás, se, em um mundo com mais de 1 bilhão de habitantes, 9 mil pessoas fizessem o mesmo que ele, estariam sendo salvas mais de 6 milhões de crianças - O mesmo número de judeus mortos durante todo holocausto!
Esta é minha humilde homenagem a este grande homem, tão humilde quanto sua atitude de não espalhar para o mundo que ele é um verdadeiro herói.
O Título do post, "A lista de Winton", faz referência ao filme "A lista de Schindler", que fala sobre um empresário alemão que salvou milhares de Judeus da morte, dando-lhes emprego em sua fábrica e subornando integrantes do movimento nazista. Para entender mais sobre o que foi o nazismo, sugiro que assistam, além de "A lista de Schindler", os filmes "O Pianista" e o nacional "Olga" - Já digo que são filmes pesados, com cenas fortes, onde o nazismo foi retratado da forma que ele realmente era.

Nenhum comentário:

Postar um comentário