segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Porque enxergamos embaçado quando pegamos um óculos emprestado?

 A resposta para a pergunta utilizada como título deste post pode parecer óbvia, como por exemplo, dizer que cada um tem seu grau de lente que necessite e, para quem tem a visão perfeita, a resposta seria porque, simplesmente, tal pessoa não precisa de óculos - Esta afirmação é correta, porém existem mais algumas questões envolvidas.

Quem usa óculos sabe de que eu estou falando, sempre tem um amigo ou conhecido que pede para ver seu óculos e o coloca no rosto, logo após, solta aquela frase clichê "Orraaa caraaa! Tu é cego!!" o.O

Muitas pessoas acham que a função dos óculos é "simplesmente" aumentar o tamanho das imagens enxergadas pelo portador do problema ocular(por exemplo, miopia, hipermetropia, astigmatismo, etc), mas não é desta forma que as lentes trabalham. Cada uma das doenças citadas anteriormente tem uma característica especial, que as faz muito diferentes uma das outras.
As lentes dos óculos não podem ser chamadas de lentes de aumento, ou coisa do gênero, seu nome mais apropriado é lente corretiva. Você vai entender abaixo exatamente o que estou falando e ficará chocado com o que descobrirá, caso não saiba.

Entendendo
 Para entender como funciona cada lente, precisará primeiro entender o que é exatamente cada distúrbio visual(não gosto de tratá-los como doença)

Olho normal
Primeiramente, veja o olho normal e uma explicação sobre o porquê de este ser normal.


Na imagem acima, vemos a imagem na frente do olho, que será refletida para dentro dele - Para a retina. No caso, nossa córnea tem a capacidade de jogar as imagens para determinada distância dentro do olho, que chamaremos de X. No olho normal, essa distância termina exatamente no ponto ao qual ela deve chegar, ou seja, até a retina, fazendo-nos enxergar perfeitamente.

Olho com miopia

 

Um  olho com miopia diferencia-se do olho normal pelo fato de ele ter crescido um pouco mais para dentro, tornando essa anomalia prejudicial a visão. Se você conseguiu raciocinar rapidamente, já entendeu qual problemas teremos aqui. Como dito anteriormente, o olho normal tem a capacidade de jogar a imagem para uma determinada distância (X) através da córnea, mas, como o olho do míope é maior, a imagem acaba sendo projetada antes de ela chegar até retina, como na imagem acima - Por isso quem tem miopia, como é o meu caso, enxerga embaçado, principalmente a distância.

Olho como hipermetropia

Se você está entendendo até aqui, certamente, só de olhar a imagem acima, já sabe que a hipermetropia é o contrário da miopia, ou seja, o olho é menor do que o tamanho correto, desta forma, a imagem é jogada "lá atrás" do olho, sendo que a córnea está bem mais a frente, fazendo com que, quem possua essa anomalia, tenha dificuldades de enxergar perto.

Olho com Astigmatismo

O astigmatismo, que eu também tenho, é um pouco diferente dos outros dois problemas citados até aqui, neste caso, a córnea do indivíduo é um pouco curvada em determinada direção, fazendo com que ela fique torta. Isso faz as imagens, a qualquer distância, também serem distorcidas, e jogadas para dentro do olho, causando a visão de imagens um pouco embaçadas, estremecidas e imagens "duplicadas" - Como se estivesse vendo uma imagem e, por cima dela, a mesma imagem, só que um pouco para a direita(ou esquerda, para baixo, para cima, a direção é indiferente).

Como funcionam as lentes?

Agora que você entendeu como funciona o olho e quais problemas nele causam a miopia, astigmatismo e hipermetropia, posso dizer rapidamente como trabalham as lentes corretivas - Elas corrigem o problema do seu olho, diagnosticado pelo oftalmologista, jogando a imagem para mais longe, para alcançar sua retina(miopia), ou retrai(diminui) a distância que a córnea irá refletir a imagem, para que o hipermétrope possa enxergar normalmente, ou ainda, corrige as falhas da visão do astigmata.
Sendo assim, fica fácil agora entendermos que realmente será muito difícil o óculos de determinada pessoa servir para outra - Já pensou um míope usando os óculos de um hipermétrope? Ele irá piorar sua visão ! Esta é a explicação para tudo isso.
Espero que tenham gostado do post, fiquem à vontade para conhecer mais conteúdos do meu blog!
Obrigado pela visita!

Nenhum comentário:

Postar um comentário