terça-feira, 9 de agosto de 2011

66 anos da bomba atômica


Em 9 de agosto de 1945, os Estados Unidos devastaram, utilizando uma bomba atômica, uma das maiores e mais importantes cidades japonesas - Nagasaki. A bomba, conhecida por fat-man(homem gordo), matou instantaneamente 80 mil pessoas, onde na sua maioria eram civis, ou seja, pessoas comuns, como eu ou você, que não lutavam na guerra. Três dias antes, Hiroshima havia sido destruída pela primeira bomba atômica detonada na história. A "little boy", como ficou conhecida, teve um poder destrutivo ainda maior, matando 140 mil pessoas.

"Fat man" - A bomba que arrasou Nagasaki
Existem vários pensamentos e teorias sobre o motivo que incentivou os Estados Unidos a jogar a bomba no Japão, mas a única explicação não aceita é a dada pelo próprio país, que diz ter sido necessário tamanha destruição devido a teimosia dos Japoneses que não queriam se render no final da guerra. É sabido que, naquele momento, o Japão já estava derrotado e era questão de tempo sua rendição, os japoneses não tinham mais como lutar e todos os seus aliados já tinham sido derrotados, mas o Estados Unidos preferiram matar milhares de pessoas do que esperar a rendição pacífica de quem já não tinha forças e estava cercado por todos os lados.

Sobre o real motivo da uso da bomba, como já dito, existem várias vertentes - Alguns acreditam que os Estados Unidos queriam provar para o mundo o que podiam fazer e que, de fato, eles eram os mais poderosos, também existe o pensamento de que o Japão naquele tempo já se desenvolvia bem e rapidamente sendo que, em um futuro próximo, poderia rivalizar com os Estados Unidos como economia mais forte, sendo a bomba atômica uma saída para arrasar duas das cidades mais importantes do Japão e que mais ajudavam no crescimento econômico do país. Há ainda outras hipóteses, como o de esta guerra ser o ambiente perfeito para testar o real poder desta bomba que todos falavam e temiam, porém nunca tinham visto 'funcionar' ou até mesmo uma vingança ao ataque à "Pear Harbor" - Talvez a derrota mais dolorida da história militar americana até hoje.

Como visto, várias teorias rondam a história e nenhuma é definitivamente confirmada, talvez até seja um pouco de cada motivo, mas o que se sabe é que muitas vidas inocentes pagaram por isso.

Não digo que o Japão é um pobre coitado injustiçado, até porque o país, na segunda guerra mundial, lutou ao lado da Alemanha Nazista de Adolf Hitler, mas quem menos tinha culpa em toda essa história foi quem pagou mais caro - A própria população, que inclusive, sofreu por décadas com danos provocados à seres humanos quando expostos à radiação, favorecendo o desenvolvimento de câncer, mal-formação em fetos, entre outras tristes anomalias(Vide acidente nuclear de Chernobyl).

Hideki Tojo(Japão), Mussolini(Itália) e Hitler(Alemanha) - "Cabeças" do grupo chamado de Potências do eixo, que lutaram juntos durante a Segunda Guerra Mundial




Nenhum comentário:

Postar um comentário