segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Você sabe o que é inflação?

A inflação é o aumento generalizado dos preços dos produtos. Diferencia-se do aumento do preço de produtos em particular, por exemplo o álcool, que, se em determinado mês esse produto isoladamente ficou mais caro, não significa necessariamente que haja inflação, pois a alta do preço pode ser devido a uma safra ruim da cana, entre outras dificuldades. Já no caso da inflação, o preço dos produtos em geral sofrem aumento, prejudicando o consumidor que não tem seu salário reajustado para acompanhar o preço dos produtos.

Dragão da inflação : Símbolo da destruição do seu dinheiro e da economia de um país

Nos anos 80 a inflação estava fora de controle no Brasil, isso fazia com que o trabalhador comprasse tudo o que o precisaria para o mês inteiro no dia em que recebia seu salário, visto que o preço de todos os produtos aumentavam todos os dias e para a população de renda mais baixa havia o risco real de faltar dinheiro para comprar produtos essenciais caso o mesmo ficasse guardado por alguns dias.

O fato da inflação ter sido controlada e não ser mais um monstro que assusta tanto os brasileiros, faz com que os mais jovens não saibam responder a pergunta "O que é inflação", mas de alguns meses para cá esse termo voltou a ser destaque nas notícias, pois a mesma está dando trabalho para ser controlada pelo governo - Nada exagerado, principalmente comparado aos anos 80, onde a inflação chegou a 300% (Em julho deste ano, ela chegou a 6,87%, a maior desde junho de 2005, ante 6,71% registrados em junho).
Apesar da diferença ser grande (300% x 6,87%) não quer dizer que não devemos nos preocupar, visto que esta porcentagem no aumento dos preços é bastante significativa no fim do mês.
De acordo com o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, a inflação deve atingir seu pico neste mês de agosto e, logo após, começar a cair. É apenas uma previsão, vamos esperar para ver e torcer para que as pessoas competentes possam controlar o Dragão da Inflação.
Antes de finalizar, cito a frase do senhor Carlos Alberto Sardenberg, jornalista econômico do Jornal o Estado de São Paulo, em matéria publicada em 09/05/2011.
"O governo não confessa oficialmente, mas já se sabe que vai lutar para que a inflação chegue no final do ano abaixo dos 6,5%. Algo como 6,45% já será considerado uma vitória. E o crescimento econômico? Se der 4% será sensacional. Mas o governo espera mesmo que não seja inferior a 3,5%."
Agora sim, para finalizar, deixo uma dica de como o consumidor pode ajudar no controle da inflação, que é buscando os produtos mais baratos, esquivando-se muitas vezes das grandes marcas que geralmente são as que mais aumentam os preços... Existem produtos alternativos, que pode ser tão bons quanto os que estamos acostumados e, em uma época em que o aumento dos preços está descontrolado, cada centavo economizado em um produto fará diferença no final de uma grande compra.

Se você não sabia, agora entende o que é a inflação. Em caso de dúvidas, pode perguntar aí nos comentários! Obrigado!

Um comentário: